21 a 24 de Outubro de 2012 Centro de Convenções do Hotel Armação, Porto de Galinhas - PE


Imprimir
PDF

Errata da Programação

ERRATA DA PROGRAMAÇÃO DA 35ª. REUNIÃO ANUAL

PROGRAMAÇÃO

Sessões especiais

Pág.38
Internacionalização na área da educação – onde se lê Márcio de Castro Silva Filho (CAPES) leia-se Gustavo E. Fischman (Arizona State University, EUA)

Pág. 39
Educação, cultura e emancipação social: leituras a partir de Paulo Freire – onde se lê Célia Frazão Soares Linhares (UFF) leia-se Regina Maria Leite Garcia (UFF)

Formação do professor, currículo e tecnologias - onde se lê Rosana Giaretta Sguerra Miskulin (UNESP-RC) leia-se Marilena Bittar (UFMS)

Sessões Conversas e Colóquios

Pág. 43
Paulo Freire e a educação popular no Brasil - onde se lê Silke Weber (UFPE) leia-se Lisete Gomes Arelaro (USP)

Educação e justiça social: o lugar da diversidade no currículo da educação brasileira – onde se lê Clélia Brandao Alvarenga (PUC-GO) leia-se Rita Gomes do Nascimento (UFRN)

Pág. 45
Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos: desafios para implantação – onde se lê Salete Camba (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Brasil) leia-se Salete Maria Moreira Aldrighi (Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos, Brasil)

Reuniões de Entidades / Instituições

Pág. 49
Incluir:
Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford/Fundação Carlos Chagas: Práticas e pesquisas em ação afirmativa.
Coordenação: Fúlvia Rosemberg (FCC)
Local: Espaço Galinheiras – Sala 3

Pág. 50
Incluir:
Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN
Ana Maria Ramos Estevão
Elisabeth Carla Vasconcelos Barbosa
João Francisco Ricardo Kastner Negrão
Local: Subsolo da Recepção – Piscinas Naturais

Reunião do Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública
Coordenação: Ivany Rodrigues Pino (UNICAMP)
Local: Espaço Galinheiras – Sala 4


RELATÓRIO DE ATIVIDADES

Pág. 34
GT18 – Educação de Pessoas Jovens e Adultas – onde se lê Maria Soares de Alvarenga (UFG) leia-se Márcia Soares de Alvarenga (UERJ)


Pág.100
GT14 – Sociologia da Educação
Coordenadora: Maria da Graça Jacintho Setton (USP)
Vice-Coordenador: Fatima Alves (PUC-Rio)
Representantes no Comitê Científico: Cynthia Paes de Carvalho (PUC-Rio); Debora Mazza (UNICAMP); Antonio Jorge Soares (UFRJ)


O GT – 14 – Sociologia da Educação, no período de 2011/2012, manteve-se coeso graças a uma lista de e-mails que vem circulando já há alguns anos.


Esta coesão se realiza a partir de informes acerca de eventos científicos, nacionais e internacionais, no formato de Congressos, Simpósios, Colóquios e ou Seminários que favorecem o intercâmbio de ideias e pesquisadores.
Além disso, temos o hábito de fazer circular chamadas para publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais, bem como chamadas de concursos e editais de interesse do campo das ciências humanas e mais especificamente da educação, garantindo a circulação de informações que poderiam ficar restritas a pólos universitários mais centrais.

Não poderíamos deixar de lembrar que essa mesma lista de e-mails possibilita ao GT – 14 a transmissão de noticias e consultas emitidas pela secretaria executiva da Anped, bem como os relatórios de encontros e atividades político-institucionais nas quais a Direção da Anped participa.

É possível afirmar que consultas relativas às Sessões Especiais, Trabalhos Encomendandos e Mini-Cursos são contempladas em conjunto, sendo sempre possível articular interesses e demandas que se expressam presencialmente nos encontros do GT a cada ano, bem como demandas que são expressas no momento de consulta virtual.

A divulgação de publicações de membros do GT também é feita a partir da lista de e-mails, assegurando a visibilidade do trabalho de pesquisa proposto por muitos, o que vem garantindo um diálogo intenso entre investigadores de várias regiões brasileiras.

No período de 2011/2012, a divisão interna de avaliação entre pareceristas ad hoc foi mantida em perfeita sintonia, no tempo previsto, sem nenhum tipo de imprevisto. Este ano conseguimos que os responsáveis fossem residentes em várias regiões do Brasil, assegurando o maior critério nas avaliações.

Vale lembrar o empenho dos membros do Comitê Científico que manteve-se alinhado na perspectiva de apresentar os resultados de consolidação, de maneira exemplar, conforme critérios e tempo estipulado pela Secretaria Executiva.

Sem mais,
Atenciosamente.

Maria da Graça Jacintho Setton
Coordenadora – 2010/2013

Pág.127

ATIVIDADES REALIZADAS PELOS PARTICIPANTES DO GT DE PSICOLOGIA DA
EDUCAÇÃO – NOVEMBRO/2011 A SETEMBRO/2012.

1.    Participação dos membros do GT em discussões sobre a inserção da disciplina de Psicologia no Ensino Médio, em parceria com a Associação Nacional de Ensino de Psicologia – ABEP.

2.    Participação de membros do GT em ações políticas junto com o Conselho Federal de Psicologia, assim com em Conselhos Estaduais de Psicologia, reforçando projetos de Lei, em nível Federal e Estadual, que propõem a inserção do psicólogo na educação.

3.    Participação dos membros do GT de Reuniões regionais da ANPEd.

4.    Participação de membros do GT em eventos da área de Psicologia e Educação. Nos dias 6 e 9 de junho de 2012 alguns membros do GT participaram do XIV Simpósio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP,  no campus da UFMG, que teve como tema central “Produção e Divulgação Científica: os desafios da interdisciplinaridade”. No evento estavam presentes professoras que são membros do GT de Psicologia da Educação, que trabalham nessas duas áreas. Outro evento que congregou alguns pesquisadores do GT foi o IV Congresso Latinoamericano da ULAPSI – União Latino Americana de Entidades de Psicologia, que ocorreu em Montevidéo, Uruguai. Outros eventos também ocorreram este ano, em nível local, estadual e nacional e tiveram a participação de membros do GT. Essas oportunidades têm sido muito ricas para continuar debates que ocorrem durante as reuniões anuais.

5.    Publicações de artigos, livros e capítulos de livros vinculados às áreas de Psicologia e Educação.

6.    Vinculação dos participantes do GT de Psicologia da Educação com outras entidades, tais como: ABRAPEE – Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; ANPEPP – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia; ABEP – Associação Brasileira de Ensino de Psicologia.

7.    Participação dos membros do GT em seminários, congressos, conselhos referentes a temáticas vinculadas á Psicologia, Educação Infantil, Educação Popular, Educação do Campo, Movimentos Sociais, Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores, Políticas Públicas, dentre outros.

8.    Participação dos consultores ad hoc do GT e Comitê científico em discussões para a organização da reunião do ano de 2012.

9.    Participação de membros do GT nas reuniões do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

10.    Participação de membros do GT em comissões para elaboração de políticas públicas no âmbito federal, estadual e municipal.

11.    Participação de membros do GT em comissão interdisciplinar para elaboração de critérios avaliativos do Programa Nacional de Livro Didático (PNLD).